WEBMAIL

Pastoral da AIDS promove Seminário de Prevenção na capital

Porto Alegre – Interessada em discutir a temática em torno do vírus HIV, a Pastoral da Aids da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realiza o XVI Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, de 19 a 21 de outubro de 2018, em Porto Alegre (RS). A abertura ocorrerá sexta-feira, dia 19, às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, com a presença de Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás (GO) e presidente nacional da Pastoral da Aids; Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande e referencial da Pastoral da Aids do Regional Sul 3 e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, além dos movimentos de luta contra a Aids. São esperados 100 agentes da Pastoral da Aids de 21 estados, coordenadores diocesanos ou regionais que estão atuando em seus municípios no campo da informação e orientação da população para a prevenção ao HIV/Aids.

O Seminário analisará, com auxílio de profissionais qualificados, a realidade atual da epidemia do HIV, suas tendências, desafios e estabelecerá metas e propostas de ações que servirão para seu enfrentamento, sobretudo no campo do “tratamento como prevenção”. Também qualificará as discussões à respeito do combate ao estigma e à discriminação, uma das ações prioritárias da Pastoral da Aids. Além disso, o evento incentivará a participação dos agentes da Pastoral da Aids a atuarem em parceria com os programas locais de IST/Aids, com as comissões, fóruns e outras pastorais em vista de garantir que o direito da população à saúde, sobretudo as mais vulneráveis, seja garantido.

O evento contará com a assessoria de palestrantes, como o Dr. Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Maria Vitória Ramos Gonçalves, representante do Ministério da Saúde; Rubens Duda, assessor da Coordenação Municipal de DST/Aids da Prefeitura de São Paulo e de Dom Eugenio Rixen. Na abertura do seminário também será lançada a Campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Serviço:
Lema: “O cuidado pode ir sempre além”, a Pastoral da Aids apresenta o tratamento como prevenção ao vírus.
Data: 19 a 21 de outubro de 2018
Local: Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Rua Tomás Edison, 212 Bairro Santo Antônio – Porto Alegre/RS.

Abaixo cartaz e programação:

Sexta-feira – 19 outubro
13h – Credenciamento
14h – Espiritualidade de abertura (Regionais Sul 2, 3 e 4)
14h30 – Cerimônia de abertura: Dom Eugenio Rixen, Dom Ricardo Hoepers, Representantes do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do RS e do Movimento de luta contra aids.
15h30 – Intervalo
16h – Lançamento Material Primeiro de Dezembro
16h20 – Implementação do “Tratamento como Prevenção” – Maria Vitória Ramos Gonçalves – Representante do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde
18h – Espiritualidade (Noroeste, Centro Oeste e Oeste 1 e 2)
19h – Jantar
20h – Noite gastronômica

Sábado – 20 outubro
8h – Espiritualidade (Regionais Norte 1 e 3)
8h30 – Adesão ao tratamento: dificuldades e estratégias para superação – Juan Carlos Raxach – ABIA
10h – Intervalo
10h30 – Debate
11h15 – Tratamento como prevenção: percepção dos agentes – Osman Bernardi
12h – Almoço
14 – Painel – A atuação pastoral junto às pessoas com HIV – Rubens Duda Grupo AAVE – Visita domiciliar – Elenice Natal de Lima Dom Jackson – Convivência – Eduardo Soares de Oliveira CAC – Acompanhamento personalizado e anônimo – Rafael Salvador Casa Fonte Colombo – Tratamento e vínculos – Rosa Mayer
16 – Intervalo
16:30 – Gaudete et Exsultate”: santidade no cotidiano, ação plena da caridade – Dom Eugenio Rixen
18h – Grupos de Trabalho – O que cabe ao agente de pastoral na estratégia “tratamento como prevenção”
19h – Apresentação dos Grupos
20h – Confraternização

Domingo – 21 de outubro
7h – Celebração da Eucaristia (Regionais Leste 2 e NE 1 e 2)
8h – Café
9h – Apresentação e finalização do documento
10h – Processo pré assembleias 2019
11h30 – Espiritualidade (Regionais Leste 1 e Sul 1)