Notícias › 18/05/2022

Pastoral da Saúde realiza encontro presencial com representantes diocesanos

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 realizou nos últimos dias 13 e 14 de maio o seu primeiro encontro presencial após o longo período de pandemia e isolamento social que vivemos.

O momento contou com a participação de coordenadores e agentes da Pastoral da Saúde das arquidiocese de Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre e das dioceses de Vacaria, Montenegro, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Uruguaiana e Bagé. Também participaram o Bispo Referencial para a Pastoral da Saúde, dom Cleonir Dalbosco e a Ir. Elise Sehnem, coordenadora regional da Pastoral.

Segundo a Ir. Elise, o encontro regional foi um momento significativo de convivência e reencontro. “Também os conteúdos tratados e as ricas partilhas das dioceses, demonstrando como a Pastoral da Saúde ficou ativa apesar da pandemia da COVID. Houve relatos de muita criatividade, a Pastoral da Saúde se reinventou e somou esforços com outras Pastorais Sociais”, acrescentou a coordenadora.

Na pauta dos dois dias, estavam a celebração eucarística, presidida por dom Cleonir, o relato das experiências diocesanas, a reflexão sobre as luzes e pistas de ação à Pastoral da Saúde e um momento formativo sobre Sinodalidade na Igreja e na Pastoral da Saúde. Por fim, os participantes também definiram as datas e encaminhamentos para este ano, prevendo a realização da assembleia eletiva no fim de 2022.

A Ir. Elise Sehnem relata: “A avaliação foi altamente positiva, destacando a interação das e dos participantes, os assuntos e temas tratados com em muito bom nível, sendo um encontro que enriqueceu a todos. Só temos a agradecer a presença de nosso Bispo Referencial em todo o encontro e sempre interagindo sabiamente”, concluiu.

CNBB Sul 3