Notícias › 21/10/2020

Pastoral do Migrante realiza visita na Diocese de Santo Ângelo

São mais de 500 migrantes, senegaleses e haitianos, somente em Santo Ângelo e Santa Rosa. A realidade é dura. Para sobreviver, 90% trabalham em situação de alta insalubridade em frigoríficos e muitos são vendedores ambulantes.

Este contexto desperta cada vez mais a necessidade de um acompanhamento social e pastoral a estes tantos e tantas que buscam acolhida fora de sua terra. Motivada por esta urgência, a Pastoral do Migrante Regional realizou nos dias 16 a 18 de outubro uma visita a região. Durante a programação, foram realizados encontros com os migrantes, entrevistas sobre a realidade migratória e celebrações.

Segundo o pe. James-son Mercure, CS, coordenador da Pastoral dos Migrantes no Regional Sul 3, “o objetivo dessa visita era incentivar a comunidade local para um melhor acolhimento aos migrantes que encontram-se nessa comunidade e falar sobre os desafios dessa população”. A equipe da visita foi composta pelo padre James-son, Daniele Cristani, psicóloga voluntária do Cibai Migrações, e Jesus Guayapero, migrante venezuelano e voluntário do CIBAI.

Dom Liro Vendelino Meurer, Bispo Diocesano de Santo Ângelo, relata que a visita foi “ um ótimo jeito de aproximação com relação à pastoral dos migrantes”. Ele relata que esteve com a equipe para uma almoço e na participação de um programa de rádio e reforça: “os haitianos que se estabeleceram em Santo Ângelo sentem muito o apoio das pessoas e também desta pastoral. Foi muito bom este primeiro contato”, finaliza dom Liro.

Confira a seguir algumas imagens da visita: