Notícias › 01/07/2021

Pastoral do Migrante Regional realiza visitas em Guaporé e Serafina Corrêa

Nos dias 27 a 29 de junho, o padre Ademar Barilli, integrante da equipe do CIBAI Migrações (Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações) e o padre James-son Mercure, coordenador da Pastoral do Migrante no Regional Sul 3 da CNBB estiveram na cidade Guaporé, na Arquidiocese de Passo Fundo.

Durante a visita na paróquia Santo Antônio, que é atendida pelos padres Scalabrinianos, a equipe visitou os migrantes em sua realidade e realizou ações de motivação e incentivo com a comunidade local para uma melhor integração dos migrantes residentes na cidade.

Acompanhada do pároco,  Pe. Pedro Nierotka, o grupo realizou no primeiro dia um encontro com a associação dos haitianos no município. Já no segundo dia de estadia, se reuniu com o prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, e participou de uma entrevista na Rádio Aurora.

Por fim, no último dia, a equipe da Pastoral dos Migrantes esteve em Serafina Corrêa, onde também se reuniu com o executivo municipal. Segundo o Pe. James-son, coordenador da pastoral, o objetivo dessas reuniões é buscar parceria com as autoridades locais afim de que os imigrantes possam se integrar no mercado do trabalho, ajudando-s na formação e capacitação dessas pessoas para o trabalho.