Notícias › 02/10/2019

Pastoral Juvenil Marista celebra dez anos em Erechim

Mais de 1.300 jovens educandos e educadores de 25 unidades da Rede Maria participaram de Encontro de Jovens Maristas (EJM) em Erechim, no dia 28 de setembro, acolhidos pelo Colégio Marista Medianeira, tendo como tema “Tempo de Ser” e celebrando os dez anos da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

O evento teve oficinas, momentos celebrativos e de confraternização.

O Presidente da Rede Marista, Irmão Inácio Etges, e o Conselheiro Geral do Instituto Marista, Irmão Óscar Vicario, participaram da abertura do evento, no Colégio Medianeira. Em sua saudação aos jovens, o Irmão Óscar destacou a responsabilidade de cada um e cada uma na construção coletiva da sociedade: “Hoje é um dia muito especial. O que sentimos, o que compartilhamos e a amizade que vivemos são os maiores presentes desses dez anos de PJM. Nós estamos construindo um mundo melhor, aprendendo com o passado, vivendo o agora e sonhando com o futuro”, afirmou.

Na sequência do evento, os jovens seguiram em caminhada até a esplanada do Santuário N. Sra. de Fátima, onde participaram de celebração eucarística, presidida pelo Pe. Alvise Follador, Pároco da Catedral São José.

De lá, se deslocaram até o Salão Paroquial São Cristóvão, onde foram desenvolvidas oficinais com temáticas como: sustentabilidade, empatia, escuta atenta, protagonismo, responsabilidade, amizade, educação, solidariedade, entre outros.

Para Ana Caroline Silva dos Santos Moraes, integrante da PJM da PUCRS, fazer parte da Pastoral Juvenil Marista é estar sempre pronto para servir: “nós acreditamos na Civilização do Amor, queremos um mundo mais justo e mais igualitário. Aqui no EJM, nós somos mais de mil e trezentos jovens que buscam isso, e sabemos que além de nós, muitos outros também acreditam nesse ideal”.

​​​​Como integrante da PJM do Colégio Marista Medianeira, a estudante Laura Todescatte avalia que a experiência de organizar um evento como o EJM é enriquecedora: “nós sonhamos com cada momento desse dia. Foi um ano de muito trabalho e é muito gratificante ver tudo sair do jeitinho que a gente imaginou”, explica. O evento também foi significativo para Laura, pois ela é estudante concluinte do Ensino Médio do Marista Medianeira e se despede da PJM após seis anos de atividades. ​

Na cerimônia de encerramento do evento houve o anúncio de que Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre (RS), será a unidade que sediará o EJM em 2020.

10 anos da Pastoral Juvenil Marista

O EJM 2019 foi momento marcante na celebração dos 10 anos da PJM. Para o coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, o mais bonito da caminhada de uma década da PJM é o processo que ela vem fazendo. Para ele, “a PJM é um grande espaço de evangelização e de construção de uma sociedade mais fraterna, acolhedora e humana. É uma realização muito grande, enquanto Rede Marista, estarmos comemorando esses dez anos nesse espaço. É um orgulho ver aquele caminho que foi trilhado lá no início se concretizando dia a dia nas Unidades”.

​​​​A celebração dos 10 anos da PJM também contou com outras atividades comemorativas realizadas ao longo do ano, entre elas, a websérie Sou PJM ​que aborda a história da Pastoral Juvenil Marista e elementos importantes que formam a identidade e constituem o processo da Pastoral. (Com informações da assessoria de comunicação do PJM)