Notícias › 27/07/2020

Pe. Olindo Carlini: nota da Pastoral Presbiteral

O Rio Grande do Sul já ultrapassa os 1500 (1571) óbitos por Covid-19 e está prestes a alcançar 60.000 casos (59.779). Neste cenário, o Regional Sul 3 lamenta cada vida ceifada pela doença e, hoje especialmente, o falecimento do padre Olindo Carlini, do clero diocesano de Bagé.

Atualmente o Regional Sul 3 registra cinco padres em tratamento para Covid-19 e seis curados.

Padre Olindo, com 88 anos, foi o primeiro sacerdote a falecer vítima do Coronavírus no Rio Grande do Sul. O falecimento, ocorrido neste domingo (26), motivou a Pastoral Presbiteral a publicar uma nota em nome de toda a CNBB do Regional. Confira a seguir:

 

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE OLINDO CARLINI

A Comissão Regional de Presbíteros do Sul 3 vem por meio desta, expressar condolências ao Clero da Diocese de Bagé – RS, a Dom Frei Cleonir Dalbosco, aos presbíteros e ao povo de Deus, pelo falecimento do Padre Olindo Carlini, 88 anos, em decorrência da Covid-19. Nasceu em Pomerode, Santa Catarina, no dia 06 de agosto de 1931, se tornou padre no dia 08 de dezembro de 1959, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo. Foi designado para Bagé ao Colégio Auxiliadora como padre da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, onde cuidou da formação religiosa dos alunos, e mais tarde foi acolhido na Diocese como padre Diocesano. Trabalhou em Paróquias, foi Reitor do Seminário Menor São José, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Desde o início do ano estava convivendo com sua família em Santa Catarina, onde foi sepultado na cidade de Pomerode junto ao jazigo de seus pais.

É o primeiro caso de óbito pela Covid-19 no presbitério do Regional Sul 3. Sentimos muito e agradecemos o testemunho de fé, de vida, missão e vocação do padre Olindo na Diocese de Bagé. Cremos na ressurreição, pois Jesus afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá” (Jo 11, 25-26).

Continuemos nos cuidando, zelando pela saúde física e espiritual, nossa e do povo que nos foi confiado, alimentando-nos da Palavra de Deus e da Sagrada Eucaristia, unindo-nos diariamente pela oração e pela Celebração Eucarística. Rezemos pelos padres que estão em tratamento e isolamento por causa da Covid-19 e por aqueles que perderam algum ente querido, expressamos a nossa solidariedade.

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e São João Maria Vianney intercedam junto a Deus e a Jesus Cristo pelo Clero das Dioceses do Regional Sul 3.

Santa Maria, 27 de julho de 2020.

Padre Rudinei Lasch – Presidente da CRP