Notícias › 17/03/2022

Pastoral Presbiteral realiza primeira reunião de 2022 na sede da CNBB Sul 3

A Pastoral Presbiteral do Regional Sul 3 realizou na última terça-feira (15), a primeira reunião presencial neste pós pandemia. O encontro também foi o primeiro na sede da CNBB Sul 3 desde março de 2020, quando iniciou o lockdown no Brasil.

O grupo de representantes dos presbíteros das arqui/dioceses do Rio Grande do Sul foi acolhido por Dom Adimir Mazali, bispo referencial para a pastoral no Regional, pelo Pe. Rudinei Lasch, presidente da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) e pela Secretária Executiva do Regional Sul 3, Sandra Zambon. Durante a reunião, os padres partilharam as atividades realizadas e planejadas em suas arqui/dioceses: os encontros, formações e eventos diocesanos.

Um dos principais pontos de pauta, conforme explica o Pe. Rudinei, foi a diocesaneidade e a importância da pastoral na vida do presbítero. “Reforçamos a necessidade de cuidar uns dos outros na questão do isolamento sacerdotal, do desânimo, da espiritualidade desgastada, da saúde integral. São questões preocupantes”, alerta ele.

Nesta reunião, ainda foram encaminhados outros pontos, como a participação no 18º Encontro Nacional de Presbíteros, de 9 a 14 de maio, em Aparecida, com a participação de 49 presbíteros do Regional Sul 3; a programação do Curso Regional de Presbíteros, de 15 a 23 de agosto, no Cecrei em São Leopoldo; e a organização do 39º Encontro Regional de Presbíteros, de 21 a 23 de novembro, no Cecrei.

Foi muito importante a participação dos padres, que voltaram motivados a cuidar dos irmãos presbíteros e ajudar os bispos na missão de evangelizar no caminho da sinodalidade e comunhão fraterna, fortalecidos pela Palavra de Deus e pela Eucaristia”, avalia Pe. Rudinei.

A missão da Pastoral Presbiteral

A pastoral Presbiteral exerce a missão de cuidar de cada padre em sua realidade, em especial, os desanimados e os enfermos, em todas as etapas do ministério. Para que isto aconteça é importante a proximidade, que também acontece através dos encontros presenciais nas arqui/dioceses e no regional.

“Somos irmãos e precisamos cuidar da saúde espiritual, física, mental e integral para servir a Igreja onde Deus nos chamar”, destaca o presidente da CRP.

Dom Adimir Mazali ressalta também a importância de todos os presbíteros se empenharem e se dedicarem na missão que lhes foi confiada. “É muito importante que cada presbítero alimente dentro de si uma espiritualidade eucarística, uma espiritualidade voltada para o Cristo Bom Pastor, sendo para o nosso mundo sinal de esperança e alegria. E, ainda, ao mesmo tempo, fortalecer a fraternidade entre os irmãos que vivem a mesma missão frente os desafios e lacunas que encontramos”.

Confira a fala de Dom Adimir na íntegra no vídeo abaixo.

CNBB Sul 3