Notícias › 29/07/2021

Pontifícia União Missionária prepara próximo FORMISE

As Pontifícias Obras Missionárias, através da Pontifícia União Missionária, em comunhão com a comissão nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), irão promover nos dias 20 e 21 de agosto o 11º Encontro Nacional de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), reunindo de forma virtual seminaristas de todo o Brasil, diocesanos e religiosos.

O objetivo desta formação é promover e impulsionar o processo de formação missionária de candidatos ao presbiterato, em vista de uma Igreja em saída, na perspectiva da missão universal.

Devido às restrições da pandemia da Covid-19, realidade ainda vivida em todo o Brasil, o evento vai acontecer de forma virtual. O FORMISE tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Organização dos Institutos e Seminários do Brasil (OSIB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Confira a carta destinada aos seminaristas do Brasil:

Caro seminarista,

Cordiais saudações em nome dos membros da comissão nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

Apesar do difícil tempo que estamos vivendo, o da pandemia, que trouxe imensos desafios para o processo de formação inicial dos candidatos ao presbiterado, continuamos a nossa caminhada formativa, procurando novas formas de animação, formação e articulação missionária.

Essa caminhada é realizada em profunda sintonia e comunhão com os responsáveis pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), em nível nacional e regional.

Este ano, já foram promovidos dois eventos nacionais, envolvendo todos os seminaristas do Brasil. No primeiro, de caráter formativo e de articulação, a 2ª Assembleia Nacional dos coordenadores regionais dos COMISEs, foi escolhida a nova coordenação nacional e aprovados dois documentos: Regimento Interno dos COMISEs e o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs (2021-2023). Através do segundo, convocamos todos os seminaristas a unirem-se, através da oração da Novena, na preparação para a Festa de Pentecostes.

No mês de agosto, pretendemos realizar mais um evento nacional: o Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE). A 11ª edição desse Encontro será de forma virtual.

Desde quando idealizado pelos nossos precursores, o evento visa promover e impulsionar o processo de formação missionárias de candidatos ao presbiterado em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Como já é costume, contamos com o apoio da OSIB.

O encontro está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil e suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, com o Programa Missionário Nacional 2019-2023 e o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs (2021-2023).

Seguem, abaixo, algumas informações importantes, referentes ao FORMISE:

Data: 20 e 21 de agosto de 2021

Horário: dia 20 (6ª feira): 19h às 21h30; dia 21 (sábado): 8h30 às 12h

Tema: Jesus Cristo é missão: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

Assessores:

Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte-MG)

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP (Bispo de Cachoeiro de Itapemirim-ES)

Pe. Maurício da Silva Jardim (Diretor das POM)

Plataforma: ZOOM

Inscrições: As inscrições (até 500 pessoas), através do link: https://forms.gle/dYc4Y3vZgRP4AeuT7

Mais informações: Verificar no Facebook (Comise Nacional), no Instagram (@comisenacionaloficial) ou solicitar através do e-mail: comisenacional@gmail.com

O Espírito Santo, protagonista da missão, nos faça abraçar e viver sempre mais a causa missionária que deve ser a primeira de todas as causas (cf. EG 15).

Pe. Maurício da Silva Jardim
Diretor das POM

Pe. Antônio Niemiec CSsR
Secretário da Pontifícia União Missionária

Seminarista Ítalo Dalton Alves de Lima
Coordenador Nacional dos COMISEs

Com informações das POM