Notícias › 25/06/2021

Porto Alegre ganha Casa de Acolhida a Migrantes a partir da próxima semana

Com o objetivo de acolher a auxiliar as famílias migrantes recém-chegadas no Brasil, a Casa do Migrante Guadalupe será inaugurada em Porto Alegre no dia 3 de julho. O espaço está vinculado ao CIBAI Migrações, instituição referência na defesa e garantia dos direitos dos migrantes no Estado que é mantida pela Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.

Na Casa do Migrante Guadalupe (localizada na Rua Atílio Superti, 696, bairro Vila Nova, Porto Alegre) serão acolhidas famílias migrantes, recém-chegadas no país e em vulnerabilidade social. Os grupos serão encaminhados pelo CIBAI Migrações e poderão permanecer na instituição por sete dias, podendo ser prorrogado de acordo com o caso.

O espaço tem capacidade para acolher aproximadamente sessenta pessoas e oferece área de convivência comunitária, quartos familiares ou compartilhados para aqueles migrantes que chegam sozinhos. Além disso, tem serviços básicos de alimentação, higiene pessoal, roupas, pouso, descanso, orientação, comunicação, transporte, apoio e encaminhamentos para os recursos como, por exemplo, regularização de documentos, trabalho, creches, escolas e saúde.

A solenidade de inauguração da Casa do Migrante Guadalupe será às 10h do dia 3 de julho, na Rua Atílio Superti, 696, no bairro Vila Nova, em Porto Alegre, com a presença de autoridades políticas e religiosas.

Contexto migratório

Apenas em 2021, o CIBAI Migrações ofereceu 8.655 atendimentos a migrantes, sendo a maioria oriunda da Venezuela, Haiti e Senegal. É o chamado “terceiro fluxo migratório global”, marcado pelo deslocamento por questões econômicas, ambientais e de conflitos bélicos.

Contatos
Cibai Migrações:
Pe. Anderson Hammes
(51) 3226-8800/ (51) 99222-3032