Notícias › 13/07/2022

Prazo final para entrega da síntese do processo sinodal é 31 de julho

Desde outubro do ano passado, as 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB desenvolveram, em sintonia com a Igreja de todo o mundo, a primeira fase da escuta para o Sínodo dos Bispos de 2023. Este caminho, inspirado pelo lema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, avança agora para uma nova etapa, com a síntese nacional.

prazo para o envio da síntese de cada arqui/diocese é o dia 31 de julho, diretamente no email sinodo_2023@cnbb.org.br. A partir de então, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará o trabalho de sistematização das respostas, até o dia 15 de agosto.

É importante ressaltar que a apresentação desta síntese não marca o ponto final do processo sinodal na arqui/diocese, mas uma comunicação de tal processo, que também ajudará a vislumbrar as possibilidades nascidas desta experiência sinodal. Como parte do processo sinodal, a Equipe Nacional recomenda que a síntese final da Igreja Local seja tornada pública.

O conteúdo da síntese

A síntese deve refletir a diversidade de pontos de vista e opiniões expressas e prestar especial atenção às experiências vividas dos participantes, tanto positivas como negativas. A síntese busca ser fiel às vozes do povo e os pontos de vista contrários entre si não devem ser omitidos, mas podem ser reconhecidos e declarados como tal. Não se devem excluir pontos de vista só porque foram expressos por uma minoria de participantes.

O texto deve apresentar as respostas para a questão fundamental: Como este “caminho em conjunto” está acontecendo hoje na sua Igreja local? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? E, além disso, responder as provocações de cada um dos 10 horizontes temáticos: Companheiros de viagem, Ouvindo, Falando, Celebração, Compartilhar a responsabilidade para nossa missão comum, Diálogo na Igreja na Sociedade, Ecumenismo, Autoridade e Participação, Discernir e Decidir, Formando-nos em Sinodalidade.

Formatação

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo solicita que a síntese seja enviada em arquivo Word, com a seguinte formatação:

Configurações de página: tamanho A4, margens esquerda e superior 3cm, direita e
inferior 2cm, máximo 10 páginas.

Fonte: Times New Roman

Tamanho: 12

Espaçamento simples

IMPORTANTE! O arquivo Word deve ser nomeado com as iniciais do Regional seguidas pelo nome da (Arqui)Diocese. Exemplo: o arquivo da Arquidiocese de Porto Alegre, que pertence ao Regional Sul 3, será nomeado S3PortoAlegre.

Confira o documento completo com as orientações para a síntese, clicando aqui.

CNBB Sul 3