Notícias › 17/02/2022

CNBB pede união dos cristãos em favor das vítimas em Petrópolis

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, por ocasião das fortes chuvas que caíram em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, provocando dezenas de mortes.

A presidência afirmou que a tragédia envolve-nos em profunda tristeza. “Essa consternação toca a nossa fé cristã, impelindo-nos a agir solidariamente. Unamo-nos, em comunhão, a dom Gregório Paixão e ao amado povo de Deus na diocese de Petrópolis. As nossas preces levam o nome de cada irmão e irmã, vítimas dessa tragédia, ao coração de Jesus”, diz.

Na sequência, a presidência convoca todos a testemunhar a fé, exercendo a solidariedade:

“Pedimos a cada cristão católico, aos homens e mulheres de boa vontade, que se compadeçam daqueles que perderam o pouco que possuíam, vítimas da tragédia climática. Especialmente, levemos amparo às famílias enlutadas e desabrigadas. A nossa Igreja já se mobiliza para ajudar. Sigamos todos juntos”.

O texto diz, ainda, que este clamor por iniciativas de amparo às vítimas precisa ser acolhido especialmente por governantes. “Trata-se de compromisso cristão e irrenunciável tarefa daqueles que ocupam cargos nas instâncias do poder. Petrópolis pede ajuda urgentemente!”, exorta.

“Convictos de que somos corresponsáveis uns pelos outros, possamos exercer a amizade social, conforme sempre nos orienta o amado Papa Francisco. Assim, ainda mais firmemente, seguiremos os passos de nosso Mestre Jesus”.

Confira a mensagem da presidência na íntegra.

 

Solidariedade

O Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também manifestou sua solidariedade com todo o povo petropolitano que vem sofrendo nas últimas horas os impactos do forte temporal que assolou a cidade, deixando um rastro de destruição e morte.

“Conclamos a Igreja Católica presente no Estado do Rio de Janeiro a se unir em oração, para que esses irmãos e irmãs afetados encontrem o conforto em meio à dor da perda dos seus parentes, familiares e amigos”.

O regional convoca a sociedade a fazer uma grande corrente de solidariedade nas igrejas, enviando doações à diocese de Petrópolis por meio de depósito, transferência bancária ou PIX para Banco Bradesco, Agência: 0401; Conta Corrente: 114.134-1; CNPJ (CHAVE PIX): 28.805.190/0001-33.

Todos os recursos arrecadados serão destinados às ações emergenciais e o socorro das famílias. Maiores informações sobre outras formas e tipos de doações, bem como ajuda com serviço voluntário, poderão ser obtidas em (24) 98828-0215 ou (24) 98819-1455.

“Manifestamos ainda nossa proximidade à Igreja diocesana de Petrópolis, por meio do seu bispo dom Gregório Paixão, e rogamos a intercessão de Nossa Senhora, para que o Amor Divino seja o nosso verdadeiro consolo nesse tempo de dor e sofrimento”.