Notícias › 19/11/2020

Presidência do Regional se reúne com Conselho Episcopal Pastoral

A Presidência da CNBB Sul 3 reuniu-se na manhã desta quarta-feira (18) com o Conselho Episcopal Pastoral (CEP) – composto por um bispo representante de cada Província Eclesiástica – Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

Atualmente, a presidência é composta por Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul (Presidente), Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo (Vice-Presidente) e Dom Adilson Busin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre (Secretário). Já o CEP integra Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, Dom Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta e Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre.

Na pauta, estavam a partilha do momento atual, as perspectivas para o próximo ano, os subsídios de Natal e Páscoa, o encontro do Episcopado Gaúcho previsto para início de dezembro e a revisão das Prioridades do Regional, assumidas na última assembleia à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

O encontro foi coordenado pela Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon, que explica que o momento foi importante para “refletir a caminhada eclesial da CNBB Regional Sul 3 neste ano de 2020, as ações pastorais desenvolvidas de acordo com as possibilidades de cada diocese e também agradecer e reconhecer o empenho de nossas lideranças para com o cuidado com a vida através de tantas ações de solidariedade”. Ela destaca que, mesmo em situações desafiadoras, a Igreja deve ser portadora da grande esperança que nasce da fé, tanto para o povo como para a vida da sociedade inteira. “Como nos pede o Papa Francisco: não deixemos que nos roubem a esperança, seguimos, à luz do evangelho e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, finaliza a Secretária Executiva.