Notícias › 12/01/2022

Enchentes: Presidente da CNBB visita comunidade em Minas Gerais

Dom Walmor visita comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia

Diante da tragédia causada pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, campanhas em todo país se mobilizam para arrecadar alimentos, remédios, roupas e dinheiro para os desabrigados e desalojados. Além da Cáritas Brasileira e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a campanha nacional #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que transborda,  diversas são as igrejas particulares que também têm realizado iniciativas.

Em Minas Gerais ao menos 145 cidades mineiras estão em situação de emergência por causa das chuvas. Unindo-se às vítimas das enchentes, a presença solidária de dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB,  foi acolhida com alegria pelas pessoas que vivem na comunidade da Vila Parental e religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia. As enchentes deixaram o Mosteiro ilhado e atingiram muitas casas da Vila, criando um cenário de desolação.

Dom Walmor rezou com as famílias e as religiosas, reafirmando a comunhão e a solidariedade da Igreja no amparo a todos. A solidariedade do arcebispo fortaleceu as vítimas das enchentes que, agora, buscam reconstruir as suas vidas, contando com a ajuda de todos.

As comunidades de fé da arquidiocese de Belo Horizonte, com a articulação do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam), estão unidas para ajudar as vítimas e os desabrigados pelas chuvas na região metropolitana de Belo Horizonte, por meio da Solidariedade em Rede, que reúne paróquias da arquidiocese de BH.

Diversos pontos de acolhimento aos desalojados e desabrigados estão funcionando na arquidiocese de Belo Horizonte, assim como locais para recebimento de donativos. Até o momento, somente na região de Brumadinho, cerca de 200 pessoas desabrigadas ou desalojadas foram acolhidas nas estruturas das Igrejas da arquidiocese de BH. As doações em valores podem ser feitas por meio de duas contas bancárias ou PIX.

Saiba onde doar (aqui).