Notícias › 16/03/2021

Província Eclesiástica de Pelotas se encontra em reunião online

As Dioceses que integram a Província Eclesiástica de Pelotas se encontraram na manhã desta terça-feira para a primeira reunião da província em 2021.

Estavam presentes Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, Dom Cleonir DalBosco, da Diocese de Bagé e Dom Ricardo Hoepers da Diocese do Rio Grande. Participaram ainda da reunião os representantes da ação pastoral, catequese, juventude, ação social, Santuários e Seminários de cada arqui/diocese e a Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon.

No encontro online, os participantes foram acolhidos pela Diocese do Rio Grande, iniciando com um momento de partilha de ideias para aprofundar o Tema das Romarias: “Com Maria, Fratelli Tutti”. A província, que tradicionalmente elabora um subsídio para auxiliar nas romarias, avaliou a necessidade de acrescentar ao material as motivações do Ano de São José, o ano da Família Amoris Laetitia e o tema da Campanha da Fraternidade sobre o diálogo e a paz.

Durante a reunião, os participantes também se atualizaram com as iniciativas da Cáritas Regional e Nacional, além de um destaque importante para meios de retomar a catequese, garantindo uma animação que envolva as famílias.

Dom Ricardo Hoepers avalia que a reunião “foi um momento de encontro fraterno e amizade que fortalece a unidade pastoral de nossa Região do extremo Sul”. Para ele, foi ainda oportunidade especial para a “partilha dos avanços e desafios pastorais em tempo de pandemia”.