WEBMAIL

Quando virá o novo arcebispo?

A Arquidiocese de Santa Maria reza e espera pelo seu novo e 2º Arcebispo. Quem será e quando virá? Atualmente ninguém sabe, pois é o Papa Francisco quem escolhe e designa. Em situações como o atual, lembramos a frase chistosa e sábia de nosso saudoso Dom José Ivo: – “Quem não sabe, fala! E quem sabe, não fala!”

Diversas pessoas já perguntaram: – “Onde vai residir o Arcebispo Emérito? Vai voltar para seus familiares?”

Estas curiosidades e questionamentos são normais e proporcionam esclarecimentos, pois acontecem esporadicamente. Um Bispo ou Arcebispo, quando se torna emérito, continua a ser um cristão normal que segue sua consagração e missão de servir a Igreja na unidade com o novo Arcebispo. A sua Família é a Diocese ou a Arquidiocese. O mesmo acontece com os padres diocesanos que são incardinados canonicamente numa diocese a partir da sua ordenação diaconal.

Mesmo que um sacerdote diocesano for trabalhar nas missões, estudar ou atuar por certo tempo em outra diocese, a sua vinculação persiste até o final de vida na diocese que pertence.

Quando um presbítero ou bispo adoece ou envelhece, a Arquidiocese ou Diocese deve assumi-lo. Assim acontece normalmente com os pais numa família. Os filhos são os primeiros responsáveis e cuidadores. Nas dioceses o Povo de Deus assume seu Clero tanto na preparação e formação, quanto no acompanhamento de sua missão e vida.

É sempre oportuno lembrar ao povo que os padres não caem prontos do céu. Eles saem das nossas famílias e comunidades. Deus chama quem Ele quer e de onde quer. Estes vocacionados precisam ajuda e anos de formação. Daí a constante necessidade de oração e incentivo às diversas vocações.

A Igreja pede aos pais, padrinhos, madrinhas e catequistas que estimulem seus filhos, afilhados e catequizandos para seguirem o chamado do Senhor. Deus chama e não falha, pois é Providência. Portanto, o Clero, as Famílias e as Comunidades, são chamadas a orar com perseverança, alegria e fé, fazendo bem a sua parte, para que o Senhor não deixe faltar novos(as) operários(as)para a sua messe! Que o novo Arcebispo encontre em nossa Arquidiocese um belo clima vocacional e calorosa acolhida!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria