WEBMAIL

Quarta-feira de Cinzas marca início da Campanha da Fraternidade no Brasil

Esta Quarta-feira de Cinzas, 22, marca o início da Quaresma e também da Campanha da Fraternidade, que este ano reflete o tema Fraternidade e Fome, com o lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!’

Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a Campanha da Fraternidade no Tempo Litúrgico da Quaresma, o período de preparação para a Páscoa e de especial conversão. Há seis décadas, desde 1964, a Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, como expressão de comunhão, conversão e partilha. Especialmente neste tempo, a CF desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.

Fraternidade e Fome

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.

Saiba mais sobre a CF 2023 e acesse os materiais disponíveis no site da Campanha da Fraternidade.

CNBB Sul 3