Artigos, Bispos › 21/08/2020

Quem foi São Pio X?

No dia 21 de agosto celebramos, com gratidão na liturgia, a memória do Papa São Pio X, criador das Dioceses de Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana aos 15 de agosto de 1910. Quem foi São Pio X?

José Sarto nasceu na Diocese de Treviso na Itália em 1835. Sua família, humilde e pobre, residia na aldeia de Riese. O menino José de 10 a 14 anos percorria todos os dias vários quilômetros a pé com um pedaço de pão no bolso que lhe servia de almoço.Colocava os sapatos só na entrada do colégio (Cf. Dom Servílio Conti; O Santo do dia; Ed. Pallotti, 1983, p. 279).

Desde pequeno, nosso jovem José Sarto, desejava ser sacerdote. Sua família, de intensa vivência religiosa e comunitária, proporcionou-lhe, com muitos sacrifícios, seus estudos na longa caminhada em preparação para o sacerdócio.

Como presbítero exerceu diversas funções pastorais. Mais tarde, foi escolhido para ser Bispo da Diocese de Mântua, depois Cardeal de Veneza e, por fim, Papa Pio Xº. “Um papa eleito de surpresa, e o primeiro a admirar-se foi ele próprio. Assumiu como lema: ‘Restaurar todas as coisas em Cristo’, e foi fiel a este programa, tendo presente só o bem da Igreja, ou melhor das almas, sem se preocupar com as formalidades diplomáticas e muito menos com a linguagem velada e áulica” (Cf. Mario Sgarbossa; Os Santos e os beatos; Ed. Paulinas, 2003, p. 473).

Pio X, em sua missão pastoral, exercida por 11 anos, realizou reformas na Liturgia. Favoreceu a comunhão diária e a Iniciação Eucarística das crianças a partir dos 7 anos.Reorganizou a cúria romana e muito escreveu sobre o relativismo religioso da época. Sua principal característica era a bondade. Distinguiu-se como um pastor dedicado, zeloso, simples e sem ostentação. Iniciou seu testamento assim: “Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”. Prevendo a iminência da 1ª Guerra Mundial, que tentou evitar por todos os meios, faleceu no dia 20 de agosto de 1914 com 79 anos, com fama de santidade.

Na lápide de seu túmulo foi escrito: “Pio X, pobre e rico, suave e humilde, de coração forte, lutador em prol dos direitos da Igreja, esforçado na tarefa de restaurar em Cristo todas as coisas”.

A canonização do Papa Pio X aconteceu em 1954. Agradecemos a Deus por este santo que criou nossa Diocese e oramos: São Pio X, rogai por nós!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria