CRUZ ALTA, Notícias › 14/08/2018

Diocese de Cruz Alta: “Fakes News” marcam a Terceira Edição do Edicom

Cruz Alta – A 3ª edição do Edicom reuniu diversas pessoas das paróquias da Diocese de Cruz Alta. Oportunidade de discutir e refletir sobre assuntos da atualidade que norteiam a comunicação e, também, a comunidade católica. Para o Bispo Diocesano Dom Adelar Baruffi a temática escolhida para o Edicom deste ano vai ao encontro do que o Papa Francisco pede na sua mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações, que trata das fake News e o poder sedutor que elas exercem sobre cada pessoa. “Precisamos ter consciência de que precisamos nos educar para não nos deixar enganar pela malícia própria de uma fake News. Nós, enquanto Igreja, primamos pela verdade, porque o evangelho é a comunicação da verdade, o próprio Jesus Cristo falou para nos precavermos da mentira, que é fruto da maldade humana. Diante disso, nossa contribuição é dando exemplo, propagando a verdade. Temos uma rede muito bonita de comunicação em nossa Diocese, que estão organizadas e dinamizadas, e que certamente estão trabalhando com este objetivo”, destacou.

A palestra de abertura Fake News: e o Impacto na Sociedade, foi ministrado pela Jornalista e Professora da Unicruz, Margarete Ludwig, momento de muito aprendizado e troca de ideias entre os presentes. Além do debate sobre fake News (notícias falsas) que estão em voga neste ano, principalmente nas mídias digitais, o público interagiu com as dicas de dicção, oratória e fala de improviso, conduzidas pelo Jornalista da RBS TV Cruz Alta, Everson Dornelles.

Já o período da tarde foi destinado a oficinas, e, a primeira abordagem foi a respeito do rádio e suas peculiaridades, momento de história e explanação do Jornalista João Veríssimo. Após, o comportamento do comunicador católico foi evidenciado através das explicações da Coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia, Néli Gambini, e, para finalizar a programação do Edicom, uma oficina sobre tipos de redação para diversos meios de comunicação foi realizada pelas Jornalistas e integrantes da Pastoral da Comunicação, Isadora Daltroso Torres e Gabriela Ribeiro.

Prêmio “Eu faço a diferença”

Um diferencial na terceira edição do evento é a entrega do Prêmio “Eu Faço a Diferença” com o tema sobre a paz; as categorias concorrentes são: fotografia, reportagem, informativo e redes sociais. O intuito do prêmio é incentivar a divulgação da comunicação nas paróquias.

Os vencedores das categorias:

Categoria Reportagem: Gabriela Ribeiro – Visita Pastoral do Bispo em Boa Vista do Incra;

Categoria Fotografia – Inêz Longhi – Foto: Pássaro;

Categoria Informativo – Isadora Torres – Jornal paroquial Imaculada Conceição;

Categoria Redes Sociais – Rigoberto Marconi – Facebook da paróquia Nossa Senhora da Natividade.

Veja algumas fotos do evento: