Notícias › 03/08/2020

Regional Sul 3 participa da Assembleia Eletiva do CONIC RS

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio Grande do Sul (CONIC RS) realizou na última semana (dia 28), sua Assembleia Eletiva. Devida as exigências impostas pela pandemia do Covid 19, o momento foi proposto através de plataforma online, reunindo as delegações oficiais das Igrejas Membros: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR); como de seus Membros fraternos: Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Sul (CEBI RS), Movimento dos Focolares e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Representado a CNBB Sul 3, estiveram presentes os integrantes da Comissão Regional de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CREDEIR): Pe. Vinicius Caberlon, Diocese de Caxias do Sul; Neiva dos Santos, Movimento dos Focolares, Diocese de Caxias do Sul; Pe. José Vicente de Lima, Diocese de Cachoeira do Sul; Edoarda S. Scherer, Diocese de Montenegro e presidente do CONIC RS pela Igreja Católica e Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria e Referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso no Regional, como representante da Comissão Bilateral de Diálogo Católico-Luterano da CNBB.

Durante o encontro, contou-se também com a participação de Sandra Zambon, secretária executiva do regional, que destacou que “é lindo ver tanta coisa acontecendo nos bastidores, quanta vida sendo alcançada, envolvida, vivida, pro melhor, para o Reino de Deus” e agradeceu a todos pela missão à contribuição ecumênica, destacando o compromisso constante da Igreja Católica em relação ao ecumenismo no Estado.

A presidente Edoarda S. Scherer, explanou o relatório de atividades com destaque a experiências significativas no biênio de 2018-2019, como: a SOUC, Semana de Oração pela Unidade Cristã; representação do CONIC RS na Comissão em Defesa de Direitos Humanos com visita ao Papa Francisco, representação no Conselho Municipal de Saúde de Lajeado, RS e participação no Fórum Inter-religioso e Ecumênico de Porto Alegre.

A nova diretoria foi eleita, a partir das indicações apresentadas pelas entidades, aprovadas em unanimidade, sendo composta por: presidente, Pe. Adelcio Kronbauer (IECLB); para a Vice-Presidência, Bispo Humberto Maiztegui Gonçalves (IEAB); para a Tesouraria Pra. Cibele Kuss (FLD)e pelos Membros Fraterno representados por: Adelaide Klein(CEBI RS) e Helena Biasi (Movimento dos Focolares). Por parte da Igreja Católica, se necessitou de maior tempo para a confirmação do nome à atribuição do cargo de secretário.

Com saudações e reconhecimento à antiga gestão, Dom Hélio destacou que “o nosso sentido, o nosso bem querer, para que a gente continue e cresça e que nós possamos sempre aquele esforço de somar experiências positivas. Parabéns para a nova coordenação e assim nós vamos caminhando juntos para a comunhão”.

A nova diretoria assume como prioridades: novas possibilidades de inclusão e acolhida de membros fraternos a preparação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 que trata como tema e lema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor / “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Contribuição: Edoarda S. Scherer