Notícias › 24/05/2022

Regional Sul 3 prepara Assembleia da Ação Evangelizadora

O encontro acontecerá presencialmente nos dias 1º e 02 de junho, no CECREI, em São Leopoldo

Três anos se passaram desde o último encontro presencial da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, em junho de 2019. No ano seguinte, a ARAE foi cancelada pela pandemia do Covid-19 e, pelo mesmo motivo, foi realizada em modalidade virtual em 2021.

Agora, a Igreja no Rio Grande do Sul prepara a sua próxima Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, que será realizada nos dias 1º e 02 de junho, no CECREI, em São Leopoldo. Participarão do encontro os arcebispos e bispos do RS, coordenadores diocesanos de pastoral, o Secretariado Executivo da CNBB, assessores e coordenadores regionais das Pastorais Regionais e outros representantes. Para este ano, a novidade é o convite estendido aos agentes da pastoral da Educação nas arqui/dioceses.

O tema central – Caminho Sinodal e a missão da Igreja no Rio Grande do Sul – é um convite a olhar para a realidade de cada Igreja Local na experiência sinodal. Iluminando esse cenário com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, a Assembleia quer indicar pistas concretas para a organização e fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias e para a efetivação de um humanismo integral e solidário.

A Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Sandra Zambon, reforça a importância desse momento presencial, de encontro fraterno que favorece a comunhão, a participação e a missão de cada participante convocado/convidado para a assembleia. “Em sintonia com a Igreja do mundo todo que está vivendo o processo de preparação para o Sínodo 2023, confiantes caminhamos juntos. Deus seja a nossa esperança e a nossa alegria”, destaca Sandra.

Para dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3, depois de dois anos é uma alegria voltar a se encontrar.

“Queremos refletir sobre o caminho percorrido mas, à luz da proposta sinodal, refletir sobre a caminhada da Igreja que está no Rio Grande do Sul e juntos olharmos o caminho percorrido, a realidade presente e o futuro que nos espera. Que a Igreja possa dar passos para responder os anseios e esperanças do Povo, neste momento da nossa história”, aponta o presidente – confira o vídeo na íntegra abaixo.

Episcopado e CRB

Os arcebispos e bispos do Estado se reúnem desde a segunda-feira, 30 de abril, para uma reunião do CONSER (Conselho Episcopal Regional) durante a tarde. Já a noite, acontecerá uma confraternização com os superiores e superioras provinciais dos religiosos e religiosas no Rio Grande do Sul. No dia seguinte, terça-feira, acontece o encontro entre os bispos e religiosos, durante todo o dia.

A Assembleia da Ação Evangelizadora inicia, então, na quarta-feira, 1º de junho, e se estende até a quinta (2), após o almoço.

CNBB Sul 3