Notícias › 25/10/2021

Santa Maria: Romaria da Medianeira acontece com carreata

Atividade religiosa ocorre com restrições para se adequar aos protocolos sanitários emitidos pelos comitês COVID local e estadual.

No dia 14 de novembro acontece a 78ª edição da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria. Todas as celebrações, neste ano, atenderão às restrições indicadas pelas autoridades sanitárias responsáveis pelo enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Neste dia, 40 automóveis serão autorizados, por ordem de chegada, para seguir o cortejo com a Imagem. A saída, em frente à Catedral Metropolitana, está programada para as 8h30min e segue o trajeto pela Rua do Acampamento e Avenida Medianeira. O percurso finaliza em frente ao Parque da Medianeira, onde o carro da Imagem ingressará no Parque, os demais veículos devem seguir pela Avenida Medianeira. O acesso ao local será unicamente para pedestres, automóveis não serão autorizados a entrar no parque. As ruas do percurso serão fechadas para o trânsito de veículos às 6 horas da manhã e permanecerão bloqueadas até as 10 horas. A Avenida Medianeira permanecerá fechada até as 17 horas no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas.

A missa campal realizada no Altar Monumento e presidida Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano, contará com transmissão, ao vivo, da Rádio Medianeira (102.7 FM), da Rede Vida de Televisão e da página da Basílica e da Arquidiocese de Santa Maria no Facebook. Após a celebração das 10 horas, a imagem seguirá até o Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde um almoço será servido aos pobres.

O acesso ao parque será, exclusivamente, pelo portão principal, onde haverá controladores de acesso. A saída será pelo portão secundário, em frente à Basílica. As entradas da Rua Heitor Campos permanecerão fechadas. O número de pessoas que poderá acompanhar a celebração será definido pelos comitês COVID municipal e estadual nos próximos dias.

Trezena Móvel

Sob o título “Com São José e a Medianeira, no caminho de Jesus” as celebrações têm início no dia 31 de outubro, às 18 horas, quando a Imagem sai em carreata pelas ruas da cidade e vai até a Catedral para a primeira noite da trezena. A Trezena Móvel acontece nas paróquias da cidade de acordo com a programação abaixo. No entanto, neste ano, não haverá transporte à disposição dos fiéis. Cada igreja poderá receber até 70% de sua capacidade de pessoas sentadas, de acordo com o PPCI. Fichas para acesso serão distribuídas em cada paróquia.

Como forma de aproximar o público, as celebrações preparatórias serão transmitidas pelas páginas da Basílica e da Arquidiocese no Facebook e pela Rádio Medianeira (102.7 FM), sempre às 20 horas.

31/10 – Domingo – Catedral Metropolitana.

Tema: José, descendente de Davi

1/11 – Segunda-feira – Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Camobi.

Tema: São José, o justo.

2/11 – Terça-feira – Paróquia São João Evangelista.

Tema: O carpinteiro de Nazaré.

3/11 – Quarta–feira – Paróquia Nossa Senhora Aparecida- T. Neves.

Tema: O esposo de Maria.

4/11 – Quinta-feira – Paróquia da Ressurreição.

Tema: O silêncio de José.

5/11 – Sexta-feira – Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Tema: Os sonhos de José.

6/11 – Sábado – Paróquia Santo Antônio do Patronato.

Tema: Pai na obediência.

7/11 – Domingo – Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Tema: Pai no acolhimento.

8/11 – Segunda-feira – Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim.

Tema: Um coração de pai.

9/11 – Terça-feira – Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Tema: Pai corajoso.

10/11- Quarta-feira – Paróquia São José do Patrocínio.

Tema: Pai na sombra.

11/11 – Quinta-feira – Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Tema: Guarda do Redentor.

12/11 – Sexta-feira – Paróquia Santa Catarina.

Tema: Exemplo de Paternidade.