Notícias › 24/06/2021

São João Batista: Exposição 300 anos de devoção abre nesta quinta-feira

História, cultura, arte e fé reunidas em uma única imagem:Uma escultura de cerca de 300 anos, de São João Batista Missioneiro, que está exposta na Catedral Divino Espirito Santo, de Cruz Alta. A exposição 300 anos de devoção inicia hoje, 24 de junho, dia de São João, e segue até dia 24 de agosto.

De acordo com o Professor e Coordenador de pesquisa da PucRS, Edison Huttner, depois de um ano de pesquisas chegou-se a conclusão de que se trata, realmente, de uma escultura barroca-jesuítica missioneira de São João Batista, com todos os detalhes. “Este São João Batista faz parte de toda uma tradição das reduções jesuíticas do séculos 17 e 18 e está ligada a antiga redução de São João Batista, tendo sido trazida por Antônio Sepp, que em 1697 ergueu a Cruz que deu origem a cidade”, destaca o professor.

É uma peça com muito valor histórico, conta o professor. Segundo ele, entre as características da peça, três delas se destacam, como: a túnica de pelos e pele de carneiro, o detalhe da policromia, trabalho para dar cor a peça e a técnica do encaixe do pescoço, braços e mãos com pinus de madeira.

A imagem pertence à família Nogueira, que foi quem buscou auxílio do professor para a pesquisa. Cleber conta queganhou quando ainda era criança. “Tinha a ideia de que este São João poderia ser uma obra com história, por isso entrei em contato com o professor. A imagem está ha muitos anos na minha família”, conta. A peça pertencia a um casal de idosos que, quando Cleber nasceu, foram morar com sua família, no Passo da Divisa, distância de 25km de Cruz Alta. Antes de falecer, a senhora lhe concedeu a guarda desta peça.

Segundo o Pe. Márcio Laufer, Pároco da Catedral, os fiéis poderão visualizar a peça e saber um pouco mais sobre a história, na exposição 300 anos de devoção, que abre hoje, 24 de junho, após a missa das 18h. A visita pode ser feita mediante os cuidados e protocolos de saúde do município, em função da pandemia do covid-19.

Também, uma conferência online sobre a história da escultura será apresentada pelo professor Edison Huttner, hoje a noite, no facebook e Youtube da Diocese de Cruz Alta.

Com informações da Diocese de Cruz Alta