WEBMAIL

São Leopoldo se prepara para acolher 16º Encontro Estadual de CEBs

Em pouco mais de um mês, São Leopoldo será a casa das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Sul 3. De 19 a 21 de abril, a Diocese de Novo Hamburgo acolherá o 16º Encontro Estadual, com o tema: CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios de justiça e amizade social.

O encontro reunirá centenas de agentes das CEBs das 18 arqui/dioceses do Regional, que durante os três dias serão inspirados pelo lema: “Alarga o espaço de tua tenda” (Is 54,2). A metodologia do Ver, Julgar e Agir guia a programação dos três dias de encontro, nos quais estão previstas plenárias, momentos culturais, tendas temáticas, celebração dos mártires e a eleição de compromissos para as CEBs do Rio Grande do Sul. Durante o encontro também haverá uma Feira da Economia Solidária.

Confira a programação completa:

Sexta- feira 19/04

10h – Chegada, acolhida, animação no Centro de Eventos:
12h – Almoço
14h – Solenidade de abertura (com a presença das autoridades) e Celebração de abertura;
15h30 – (VER) Plenária: Análise da Realidade
17h40 – Momento Cultural
Noite
19h – Jantar
20h – Saída para as paróquias e acolhida das famílias

Sábado 20/04

8h – Chegada (JULGAR) Dois ambientes: Centro de Eventos e Escola Municipal Ensino Fundamental Zaira Haus:
8h30 – Oração da Manhã
8h45 – Grupos de Círculos Bíblicos
11h – Visita às Tendas Temáticas e à Feira da Economia solidária;
12h – Almoço
14h30 – Animação
15h – Apresentação da síntese dos grupos e Assessoria
16h30 – Deslocamento para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus
17h – Celebração dos Mártires e defensores da vida
19h – Deslocamento para as paróquias e comunidades
19h30 – Jantar e convivência nas Paroquias

Domingo 21/04

8h – Chegada, animação no Centro de eventos;
8h20 – Mística inter-religiosa
9h – (AGIR) Encontros por dioceses
10h10 – Partilha dos compromissos;
11h20 – Assessoria: impressões e provocações do AGIR e horizontes da Missão para as Comunidades;
12h45 – Almoço
14h – Animação
14h20 – Leitura da Carta do 16º Encontro Estadual de CEBS do RS
15h – Missa de envio
16h – Anúncio da diocese acolhedora do 17º Encontro Estadual das CEBs
16h30 – Benção final

Texto Base

A coordenação regional das CEBs no Regional Sul 3 lançou o Texto Base para auxiliar as comunidades e agentes a se prepararem para o 16º Encontro Estadual. O material apresenta reflexões sobre os eixos Ver, Julgar e Agir e propõe roteiros celebrativos para cinco encontros: Alarga a Tua Tenda Nessa Caminhada Sinodal; Para o Migrante, a Pátria é a Terra Que Lhe Dá o Pão; Somos Todos/as Migrantes a Caminho do Reino; Uma Igreja em Saída ao Encontro das Juventudes; CEBs Migrantes Ontem e Hoje.

O Texto Base está disponível impresso mas também pode ser baixado aqui: Fazer download do Texto Base.

CEBs na Diocese de Novo Hamburgo

A história da Diocese de Novo Hamburgo, desde o início, foi marcada pela presença das Comunidades Eclesiais de Base. Em São Leopoldo, no Lar da Menina, aconteceu o 2º Encontro Regional  de CEBs, em 1981. O primeiro tinha sido em São Gabriel (1979). Nesses mais de 40 anos de história, a Igreja Local de Novo Hamburgo passou por momentos fortes na articulação das comunidades. A partir do Documento de Aparecida, as CEBs reapareceram como instrumento importante de evangelização, estimuladas também pelo pontificado do Papa Francisco.

A Diocese acolhe este 16º Encontro Estadual motivada pela celebração dos 200 anos da imigração alemã e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo na realização do evento. No centro da cidade, as paróquias se organizam para hospedar os participantes nas famílias locais.

O Pe. Ramiro Mincato, assessor diocesano das CEBs na Diocese de Novo Hamburgo, explica que as Comunidades Eclesiais de Base são uma metodologia para trabalhar com o povo. “Nossas realidades diocesanas são terra de missão para a vida das pequenas comunidades. Por exemplo, o que fazer com as vilas, ruas e bairros que não possuem nenhum sinal visível da Igreja Católica? O Método das CEBs é o método missionário para isso”, ressalta.

O Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, dom João Francisco Salm, acolhe desde já os participantes:
Esse evento tão cheio de significados certamente tem tudo para ser uma grande oportunidade da graça do Senhor. Em nome da nossa Diocese, dou as boas-vindas a todos os irmãos e irmãs que para cá vierem. Aos diocesanos de Novo Hamburgo, enquanto anfitriões, agradeço antecipadamente por tudo o que fizerem para que seja oferecida a melhor e mais fraterna acolhida aos visitantes.
CNBB Sul 3