WEBMAIL

Serviço de Evangelização da Juventude

SERVIÇO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE

O Serviço de Evangelização da Juventude (SEJ) cumpre a função de mediar a relação entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), um organismo da CNBB criado para melhor dinamizar o trabalho com juventude em todo o País, e os Setores de Juventude (SJ) de cada arqui/diocese. No Regional Sul 3, que é a representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Estado do Rio Grande do Sul, o SEJ articula e anima os Setores de Juventude nas 18 arqui/dioceses.

A história do SEJ, como serviço aos Setores de Juventude no Rio Grande de Sul, começa em 2010. Teve início como uma iniciativa da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e da CNBB, tendo em vista colocar em prática o Documento 85.

O trabalho do SEJ do Rio Grande do Sul como organismo de representação, reflexão e formação das diversas juventudes do Estado, é um lugar especial de “propor aos jovens o encontro com Cristo vivo e seu seguimento na Igreja, à luz da Palavra de Deus” (DAp, n. 446). Neste espaço, queremos divulgar materiais de formação e de aprofundamento que podem ser utilizados pelo Setor Juventude e pelos grupos de jovens.

EaíTche

A marca ‘Eaítchê’ surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de comunicar aos jovens gaúchos de forma que eles se identificassem com a marca, como algo que fazia parte de sua cultura. Em 2012, surgiu como um site, que hoje não existe mais. É a marca que viralizou nas camisetas da JMJ de 2013 e hoje é o símbolo do Serviço de Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul.

Materiais

– ‘Vim matear contigo’ é o Plano do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 que traduz o Plano ‘Ao seu Lado’ com a expressão própria do jovem gaúcho: ‘contigo’. Para regionalizar ainda mais o plano, se acrescenta a frase ‘Vim matear contigo’.

– O material ‘Ao Seu Lado’ é o Plano Nacional vigente da Pastoral Juvenil para os setores de juventude. Leva em conta o caminho sinodal da Igreja e, por isso, tem o título ‘Ao seu Lado’ como sinônimo de ‘caminhar juntos’.

– O subsídio de encontros para grupos de jovens foi confeccionado na Diocese de Cruz Alta, no ano 2016, pelo setor diocesano de Juventude. São encontros que levam em conta as dimensões da formação integral e o Projeto de Vida

– O material ‘calendário 2024’ são as datas divulgadas pelo site ‘Jovens Conectados’ com as datas da Pastoral Juvenil Nacional para este ano.

– Outros materiais: são materiais usados em formações do Serviço de Evangelização da Juventude, em especial, nas Escolas de Assessores do Regional. Os temas principais são: processo de educação na fé e formação integral.

– Materiais sobre suicídio: este ano, a Pastoral Juvenil lançou uma campanha de Cuidado com a Vida, em que uma das principais atividades é a reflexão e a prevenção acerca do suicídio de jovens.

Confira abaixo os materiais para download (clique na imagem para baixar):