Notícias › 06/08/2021

Semana da Família inicia domingo e será celebrada de 8 a 14 de agosto

No contexto do Mês Vocacional, celebrado em agosto pela Igreja no Brasil, a Semana Nacional da Família é realizada na segunda semana, com início no Dia dos Pais. Neste ano, portanto, será de 8 a 14 de agosto, iniciando no próximo domingo. O tema escolhido para esta edição é “Alegria do amor na família”, em referência à exortação apostólica Amoris Laetitia, que completou cinco anos e é a motivação do ano especial Amor Laetitia, convocado pelo Papa Francisco e iniiado no dia de São José (19 de março).

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressalta a alegria presente no tema, “Alegria do amor na família” e no lema, “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”: “Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria  que vem de Deus“.

Subsídio

Para celebrar bem a Semana Nacional da Família, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Família. O material pode ser adquirido na loja virtual da Pastoral Familiar e no aplicativo Estante Pastoral Familiar. Nele, são oferecidos roteiros de encontros para os sete dias da semana e uma celebração da Palavra para o Dia dos Pais.

Feito por famílias para as famílias, o Hora da Família Especial deste ano aborda diversos temas da realidade cotidiana. No próprio livreto, cada encontro tem orientações de como preparar o ambiente, as indicações de leituras, o objetivo das reflexões propostas para cada encontro, além de links para os cânticos sugeridos e atividades para as crianças.