Seminário de Liturgia do Regional Sul 3 reúne representantes de 15 arqui/dioceses gaúchas

O Regional Sul 3 da CNBB realizou, nos dias 18 e 19 de julho, o Seminário de Liturgia, que contou com a participação de coordenadores e referenciais de 15 arqui/dioceses gaúchas. Organizado pela Comissão Pastoral para a Liturgia do Regional Sul 3, o encontro aconteceu no Instituto São José, na cidade de Santa Maria. Além de leigos, a atividade também contou com a participação seminaristas, padres, diáconos, e do bispo referencial do grupo de trabalho, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo.

O Seminário de Liturgia do Regional Sul 3 foi assessorado pelo professor doutor Felipe Sérgio Koller, que atua na Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Theologicum, em Curitiba. Leigo, ele é membro da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), e integra a equipe de reflexão da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.

O encontro, que iniciou com a oração das Laudes, seguiu com os trabalhos conduzidos pelo assessor, sendo que a primeira conferência conduziu os participantes à reflexão a partir do número 64 da Constituição Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II, com o título: “Para celebrar bem: Palavra, Rito e Vida”. Felipe reforçou a importância de trilhar um caminho mistagógico que seja pautado por uma familiaridade com as Sagradas Escrituras, para uma educação para a sensibilidade a partir do rito celebrado e a ligação da liturgia com a vida.

A segunda conferência se debruçou sobre “o desafio de se reeducar para o símbolo”, a partir dos números 44 e 45 da Carta Apostóloca Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, sobre a importância da formação litúrgica do povo de Deus. O assessor ainda refletiu, nas demais conferências sobre: “Prece Eucarística: a gratuidade, disposição para celebrar bem” (DN 218-219); e a “Liturgia nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2026-2032).

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de participar de três oficinas: uma sobre a experiência do laboratório litúrgico a partir da preparação das oferendas; outra sobre a Conversação no Espírito; e por fim, outra sobre a Leitura Orante.

O Seminário de Liturgia ainda contou com a presença do arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Brustolin, que levou aos participantes palavras de incentivo à formação de litúrgica, “tão importante e necessária, pois esta faz parte da ação evangelizadora da Igreja”.

O encontro encerrou no domingo com a Celebração Eucarística, presidida por dom Rodolfo Weber, bispo referencial e concelebrada pelo coordenador da Comissão Regional de Liturgia, padre Pedro Navarro, e demais sacerdotes presentes.

 

Com informações e fotos de Marcelo Mito