Notícias › 25/06/2021

Seminário Regional de Liturgia inicia na próxima quinta-feira (1)

O tradicional Seminário Regional de Liturgia sempre foi uma data esperada pelos agentes deste serviço nas arqui/dioceses do Rio Grande do Sul. Considerando a impossibilidade de realizar o encontro formativo de forma presencial, o Setor de Liturgia do Regional propõe o Seminário online, com o tema Ministérios leigos à serviço da Liturgia.

Pe. Luciano Massullo é referencial para o Setor de Liturgia do Regional Sul 3 e explica que o tema escolhido está em sintonia com o desejo do Concílio Vaticano II de uma Igreja ministerial.

Os diferentes ministérios têm lugar, também, na Liturgia da Igreja, onde, se manifesta de modo orgânico o Corpo de Cristo. Recentemente, o Papa Francisco, ampliou a possibilidade da instituição dos ministérios de Leitor e Acólito! É em sintonia com o desejo do Papa que queremos refletir e apontar caminho para o exercício destes ministérios, destaca Pe. Luciano.

O seminário, que não foi realizado em 2020 por causa da pandemia do Coronavírus, inicia na próxima quinta-feira, dia 1º de julho e se estende durante todo o mês, com encontros nos dias 07, 15, 22 e 29.

Sacerdócio Universal e Ministérios

A primeira live acontece na quinta-feira, dia 1º de julho, às 20h, e contará com a participação do Pe. Patrick Brandão, que refletirá o tema Sacerdócio Universal e Ministérios à serviço da Liturgia.

Pe. Patrick é presbítero da Diocese de Duque de Caxias – RJ e articulista na Revista de Liturgia. É mestre em teologia Litúrgico-pastoral pelo Instituto de Liturgia Pastoral de Santa Justina em Pádua e doutorando pelo mesmo instituto.

Você poderá acompanhar todo o Seminário Regional de Liturgia pelas Páginas do Facebook da CNBB Sul 3 e do Setor Liturgia CNBB Sul 3, além do Canal do Youtube da CNBB Sul 3. Confira abaixo a programação: