Notícias › 30/03/2022

Setor Liturgia realiza reunião de articulação com arqui/dioceses

O Setor Liturgia do Regional Sul 3 realizou na última segunda-feira (28) a sua primeira reunião em 2022. Ainda de modo virtual, se encontraram os representantes das arqui/dioceses do nosso Estado e da Rede Celebra, juntamente com o Bispo Referencial, Dom Rodolfo Weber.

A reunião também contou com a presença do assessor nacional da CNBB para a Liturgia, Pe. Leonardo Pinheiro, que apresentou os projetos da CNBB Nacional, com destaque para a ação das comissões de trabalho, principalmente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), que atualmente se ocupa da revisão do Missal Romano. O assessor comentou ainda sobre o subsídio “Celebrar em Família”, que embora haja flexibilização das regras para a pandemia, continuará sendo publicado, já que se tornou um importante instrumento de preparação para as Celebrações da Palavra dirigida por ministros leigos.

Na pauta do encontro, também foi apresentada e discutida a proposta de realização do Seminário Regional de Liturgia, que este ano acontecerá de forma presencial. O encontro será realizado de 24 a 26 de junho de 2022, no Recanto Marista Medianeira em Veranópolis e terá como tema “Rito e Ritualidade: Desafios em tempos de espetacularização da Liturgia”.

Por fim, os representantes das dioceses, partilharam suas experiências e projetos, se comprometendo a motivarem seus representantes para a participação no seminário.

Colaboração: Rafael Ostrzyzeck