Artigos, Bispos › 28/08/2019

Tabaco Zero!

+ Hélio Adelar Rubert- 31/08/2019

No dia 22 de agosto 2019, aconteceu na Diocese de Cruz Alta em Tunas/RS, o 29º Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo, promovido pelas Dioceses da região central do Rio Grande do Sul e diversas outras instituições.

O  Seminário abordou a defesa da vida no campo, na agricultura e na produção de alimentos saudáveis. A palestrante Isabel Cristina da Silva refletiu sobre os danos à saúde da população decorrentes do consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos e a importância de alimentos saudáveis propondo outras formas de produzir alimentos saudáveis.

Frei Sérgio Göergen elencou 11 itens por onde passa o esperançar, ou seja:

1º) Nas nossas comunidades – O caminho da esperança é conviver, fortalecer as amizades, o bem querer, o celebrar, visitar, alegrar-se e conviver.

2º)  Na saúde – Sair dos agrotóxicos e buscar atendimento médico de qualidade.

3º) Na organização dos agricultores – Onde ainda se planta fumo, diversificar a produção até parar de plantar fumo.

4º) No fortalecimento da consciência crítica – Superar as enganações e mentiras que se espalham nas mídias. Fortalecer as rádios comunitárias.

5º) Na superação das desigualdades – Em nossa região ainda existe muita terra concentrada e desigualdade social que gera corrupção e pobreza.

6º) Na economia e ecologia integral – Acompanhar o Sínodo Mundial da Amazônia, cuidar da vida das pessoas, plantar árvores nativas, proteger a água, os solos, guardar as sementes crioulas.

7º) Na defesa das desigualdades sociais – Defender o que é do Brasil e trabalhar por um projeto nacional de geração de emprego e renda.

8º) Na luta contra o desrespeito com as mulheres – Construir uma sociedade de respeito e igualdade, ampliando espaços na sociedade, no trabalho e na política.

9º) Na religião – Seguir Jesus no caminho do Evangelho promovendo a vida.

10º) No respeito à diversidade – Evitar todo tipo de preconceito.

11º) Nas juventudes – Valorizar as juventudes, aproximando as gerações por uma sociedade mais justa, igualitária e plural.

O próximo Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo será  em Santa Maria durante a 27ª FEICOOP, no dia 10 de julho de 2020. Desde já, Santa Maria começa a se preparar, divulgar e formar redes de cooperação em favor das Alternativas à Cultura do Fumo e produção de alimentos saudáveis para a saúde e progresso de nossa população.