Artigos, Bispos › 11/12/2020

Tem remédios a depressão?

A depressão é doença moderna e muito comum, até em crianças… Traz insegurança, medo, desconfiança, dúvidas, isolamento, desânimo e, para alguns, é causa de suicídio!

Talvez seja fruto da vida violenta e materialista de hoje, com seus desempregos, com seus assaltos, com seus assassinatos loucos, com a concorrência desumana, racismos e pandemia.

Talvez porque se dê mais valor às coisas efêmeras… do que a Deus: vaidades, luxos, consumismo, superstições, ódios, mágoas, cansaços, decepções afetivas, esquecimento dos valores humanos, morais e cristãos.

Mas qual é o remédio? Primeiro voltar para Deus e viver com Ele no amor: acreditar na ternura do Pai do céu. Depois, se você é católico, procure os Sacramentos da Confissão, da Comunhão… E participe da Missa dominical… E não esqueça a oração pessoal e comunitária, bem como o terço!

É claro que a ciência, através da psicologia e da psiquiatria pode ajudar muito! O mundo de hoje parece ser um mundo surdo. A agitação impede a escuta. O Papa Francisco nos lembra em sua Encíclica “Fratelli Tutti” que São Francisco de Assis “escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida”. O Papa conclui, “desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações”(FT)!

Por isso, acredite mais nas pessoas, nos familiares e nos amigos… Finalmente, ajude alguém que está sofrendo como você ou até mais.  Quem ajuda os doentes, os pobres, os sofredores, os desempregados, Deus, sem dúvida, recompensa com a saúde, a paz e a alegria de viver! (cf. Dom José B. do Nascimento: Mensagens de fé e vida!, p. 90)

Portanto, não fique parado, curtindo a doença.

Mexa-se, faça alguma coisa, nem que seja andar sem nada o que fazer: o exercício físico, uma caminhada, um passeio, academia… tudo ajuda na expulsão do desânimo, do medo, da dor e depressão!

Experimente e verá que santos remédios! E acolha a todos com amor!

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria