Notícias › 16/12/2021

Uruguaiana sedia encontro da Província Eclesiástica de Santa Maria

A Província Eclesiástica de Santa Maria, formada pelas dioceses de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana, esteve reunida nos dias 14 e 15 de dezembro, no Instituto Laura Vicuña, em Uruguaiana. O encontro reuniu Bispos, Padres, Leigos, Coordenadores de Pastorais e Seminaristas. Na terça-feira (14), o Pe. Manoel Godoy refletiu acerca da ação pastoral em tempos de pandemia e pós pandemia: “somos desfiados, em meio as sombras e luzes de nosso tempo, a discernir os caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios do presente. Para tanto, será preciso que adotemos metodologias mais simplificadas, as quais favoreçam uma ação evangelizadora que transforma e liberta, a partir do encontro com Jesus Cristo”, destacou o assessor. Ainda na terça-feira, ocorreu, na Catedral de Sant’Ana, a missa presidida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria.

Na quarta-feira (15), as dioceses partilharam assuntos relativos à caminhada, estruturas e processos de evangelização, tais como: Propedêutico; Diaconato Permanente; Campanha da Fraternidade 2022; 44ª Romaria da Terra; Planos e Diretrizes Diocesanas; Tribunal Eclesiástico; Recepção e vivência do Sínodo.

O encontro encerrou com o almoço de confraternização. Em 2022, os encontros acontecerão em Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Com informações da Diocese de Uruguaiana