Artigos, Bispos › 06/06/2019

Vem Espírito Santo

Estimados Diocesanos! Como povo de Deus que peregrina para a casa do Pai, na vida de fé, às vezes, atravessamos desertos, onde a escuridão da noite desorienta a nossa caminhada e torna os nossos passos incertos, quanto à direção que devemos seguir. Por isso, agradecemos e nos sentimos mais seguros quando a lua, com generosidade, partilha a luz e ameniza a escuridão, dando-nos a possibilidade de enxergarmos o caminho, embora nem sempre com clareza. Mas também há dias, nos quais, graças à escuridão da noite, conseguimos ver melhor as estrelas que brilham no firmamento, e assim podemos agradecer a Deus pela luz e pela escuridão, porque em cada momento podemos perceber a sua grandeza e a luz do seu amor, que nos acompanha nos pequenos passos, muitas vezes, inseguros e incertos da nossa vida.

Na Solenidade do Pentecostes, que celebramos cinquenta dias depois da Páscoa, recordamos a realização de uma promessa feita por Jesus, quando da sua Ascensão ao céu, o envio do Espírito Santo. Ele transformou as mentes e os corações dos discípulos. Tirou de seus corações o medo e as incertezas, abriu as portas do mundo e lhes indicou o caminho da missão, do anúncio da Boa Nova.

Esta Solenidade nos convida a olharmos para dentro de nós mesmos, à luz do Sacramento do Santo Crisma que recebemos, sem medo de avaliarmos a nossa missão de cristãos no mundo. Ao mesmo tempo, creio ser oportuno nos interrogarmos: Eu, na minha vida, com o meu testemunho de cristão, contribuí para o anúncio do Evangelho, para que Jesus Cristo fosse conhecido e amado como o Filho do Deus Altíssimo, Senhor do tempo, da história e da eternidade?

Querido irmão, querida irmã, deixa que o Espírito Santo, ilumine com a sua luz divina, a escuridão e as sombras da tua vida interior e dissipe as trevas do teu coração que te impedem de ver a luz da esperança. Que ele te dê forças para superar os obstáculos que estás encontrando na caminhada, além de te indicar com sua luz um novo caminho, se é o que necessitas, onde possas ver pela fé o brilho da luz do amor, do perdão, da caridade, iluminando teu coração, tua mente e renove os passos da tua vida de fé.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon, OFMCap – Bispo Diocesano de Erexim, Presidente do Regional Sul 3 da CNBB.