Artigos, Bispos › 03/09/2019

VIVER O DIA EM HARMONIA

+ Hélio Adelar Rubert – 07/09/2019

 

Encontrei estas sugestões que podem ajudar a viver o dia em harmonia:

ACORDAR – Decida ter um bom dia. Então, ao abrir os olhos e espreguiçar o corpo, agradeça a Deus pela noite de sono e por ter acordado para um novo dia.

“Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor, vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele” (Sl 118,24).

LAVAR AS MÃOS E O ROSTO – Lavar as mãos e o rosto não é somente uma atitude de higiene corporal, mas de higiene espiritual. Este ato contribui para lavar os olhos que choraram de tristeza. Ao lavar o rosto jogue esses sentimentos que trazem angústia pelo ralo.

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos…Lavai-me completamente da minha culpa e purifica-me do meu pecado” (Sl 1,16 e Sl 51,2).

VESTIR – Vista-se, em primeiro lugar, de bom humor, sorria, tenha uma esperança renovada; senão, não vai adiantar escolher uma bela e elegante roupa se a face não estiver conforme.

“O Senhor não vê como o homem: O homem vê o exterior, o rosto, o Senhor vê o coração” (1Sm 16,7).

FALAR – Quando falar pronuncie bem as palavras, faça-o com amor e sabedoria; fale o necessário e somente quando tiver algo de bom para acrescentar.

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida… O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais” (Tg, 4,11; Pv 13,3 e 20,19).

CALAR – Saber falar é sábio; mas saber calar é divino. Neste dia, cala-te para não ferir; cala-te para não julgar; cala-te para não pecar. O Senhor Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, com o propósito de ouvirmos mais e falarmos menos.

“… quem é prudente mantém-se calado. Quem anda tagarelando, revela os segredos; quem é leal, guarda o que lhe foi confiado” (Pv 11,12-13).

AMAR – O caminho do amor é o mais seguro. Está em sintonia com a vontade de Deus. É o estilo da vida. O caminho do amor é o mais certo porque nos leva a Deus. Deixemos que o amor de Deus nos guie.

“Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).