WEBMAIL

Vocação: chamados por Deus

A vocação cristã tem sua origem em Deus. Por isso, a vocação não se descobre imediatamente nem com plenas garantias, senão que necessita um processo de descobrimento da chamada de Deus na vida da pessoa.

Quantos jovens dizem “eu não tenho vocação”, indicando, com essa expressão, falta de profundidade e de experiência espiritual na formação que até então receberam.

Para responder o chamado de Deus é necessário o diálogo, junto com momentos de silêncio e purificação que permita ao jovem descentrar-se de si e centrar-se em Deus. Discernir a partir dos valores do Reino: opção preferencial pelos pobres, pertença comunitária e atitude de disponibilidade.

O discernimento vocacional, neste sentido, não se esgota em uma primeira eleição nem conclui com uma determinada decisão. O discernimento vocacional se situa na linha de um “processo a seguir”, de um crescimento, e não tanto como consequência de um determinado “diagnóstico” que assegura à pessoa sua vocação como uma realidade estática e possuída.

O caminho vocacional vai sendo trilhado diariamente, cada dia é preciso reafirmar seu chamado, seja a vida religiosa, sacerdotal ou matrimonial, pois vocação é sim diário e, mais do que sim, é comprometimento diário com a pessoa do outro.

Jovem, não tenha medo de silenciar e de ouvir teu chamado, Deus não te tira nada, muito pelo contrário, Ele te dará tudo: o sentido para tua vida!

Rudinei Zorzo – Coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3.