WEBMAIL

“Medianeira Instrumental” em Santa Maria

orq5Neste domingo, dia 18 de dezembro, acontece em Santa Maria, a 5ª edição do Projeto Cultural “Medianeira Instrumental”, da Arquidiocese de Santa Maria.

Quem subirá ao palco às 19h, na Basílica Nossa Senhora Medianeira é a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP), vinda de Porto Alegre.

Com mais de 30 anos de história a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) é um dos principais grupos de câmara brasileiros em atividade desde sua fundação, em 1985, e desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados, sendo a única orquestra nesses moldes no país.

Originalidade, ousadia e inovação são atributos perseguidos no dia-a-dia da orquestra, sempre com o compromisso de honrar a importância e a história do Theatro São Pedro. A programação abrangente traz obras do repertório histórico, da música contemporânea e da música popular brasileira.

Atualmente, a OCTSP conta com a regência e direção artística do renomado Maestro Borges Cunha.

As composições vão do erudito ao contemporâneo, incluindo compositores internacionais, nacionais e regionais, despertando o interesse pela música orquestral em novas gerações, cultivando novas plateias.

No domingo, se apresentarão em Santa Maria 23 integrantes da OCTSP, sendo 20 músicos, 2 solistas e o maestro Borges Cunha.

Ao longo destes anos, a orquestra realiza concertos no Theatro São Pedro, no interior do Estado e excursões nacionais e internacionais.

CORO DE CÂMARA DA UFSM – Já o Coro de Câmara da UFSM, sobe ao palco na segunda parte da apresentação com uma seleção de “O Messias de Handel”, incluindo o popular Aleluia.  O grupo conta com 21 integrantes.

As duas atrações prometem trazer a Santa Maria uma noite de muita cultura, música boa e emoção com seus instrumentais.

Esta será a quinta, das 12 apresentações que fazem parte do Projeto “Medianeira Instrumental” desenvolvido pela Arquidiocese de Santa Maria, através da Lei Rouanet. As apresentações acontecem no terceiro domingo de cada mês e a entrada é franca.

No dia 24 de dezembro, às 12h45min, a apresentação será transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão.

 

Por Franciele Volpatto

Assessoria de Comunicação do Projeto Medianeira Instrumental

Deixe um comentário