WEBMAIL

CNBB Sul 3 se prepara para Assembleia da Ação Evangelizadora

O Regional Sul 3 se prepara para uma semana de encontros importantes: a reunião do episcopado gaúcho, o encontro com os/as Provinciais das Congregações Religiosas presentes no Rio Grande do Sul e, por fim, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora. Os encontros acontecerão de segunda a sexta-feira, no CECREI, em São Leopoldo.

Com o almoço de segunda-feira, 29, inicia o encontro de todos os arce/bispos do Regional Sul 3. Este é o primeiro momento do episcopado gaúcho após a 60ª Assembleia Geral da CNBB e, portanto, o primeiro conduzido pela nova presidência do Regional: dom Leomar Brustolin, dom Cleonir Dalbosco e dom Carlos Rômulo. Para este encontro estão previstas, entre outras pautas, as apresentações dos relatórios do último quadriênio e uma escuta sobre a metodologia dos encontros do Regional.

Ainda na segunda-feira, também estão previstas as apresentações de cada comissão por seu bispo referencial e, na manhã de terça, a eleição ou recondução dos bispos em cada uma das 12 comissões.

A relação da vida consagrada com a Igreja Local no Rio Grande do Sul é o tema que conduzirá o encontro de quarta-feira (31), dos arce/bispos com os/as Provinciais de cada Congregação Religiosa presente no Rio Grande do Sul. Durante o dia, os participantes refletirão as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB e terão a oportunidade de apontar pistas de ação para a questão: “O que podemos fazer para fortalecer a relação entre a vida consagrada e a Igreja Diocesana”?

Assembleia Regional da Ação Evangelizadora

O Regulamento da CNBB Regional – que logo deve entrar em processo de revisão – explica que a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora é um órgão consultivo para estudo e planejamento da Igreja no Rio Grande do Sul.

O documento explica que a assembleia acontece uma vez ao ano e deve contar com a participação dos bispos, coordenadores de pastorais, secretária executiva, assessores e coordenadores das pastorais constituídas no Regional, presidentes dos organismos, coordenadores dos movimentos eclesiais, vigários judiciais do Tribunal Eclesiástico, dois leigos representantes do conselho de pastoral de cada arqui/diocese, o coordenador da OSIB e os diretores dos institutos de Teologia no Rio Grande do Sul.

A construção das novas diretrizes

Quinta e sexta-feira, nos dias 1 e 02 de junho, representantes de todas as arqui/dioceses, pastorais e organismos do Regional Sul 3 se reunem para a Assembleia Regional, que este ano tem como tema  O caminho sinodal para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil.

A Assembleia terá como assessor o padre Dr. Tiago de Fraga Gomes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS. A partir da reflexão do convidado, os participantes terão o compromisso de apontar à Igreja no Brasil e no Regional pistas para a produção das próximas Diretrizes Gerais. Essas contruibuições serão posteriormente enviadas à Comissão do Tema Central das DGAE.

CNBB Sul 3