WEBMAIL

Encontro online reúne representantes das Comissões Episcopais Pastorais do Regional

O Regional Sul 3 da CNBB promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, o primeiro encontro com os representantes das 12 comissões regionais desde a eleição da nova presidência. Na reunião, em modalidade online, participaram os bispos referenciais e os coordenadores das comissões.

No início do encontro, dom Cleonir Dalbosco, vice-presidente do Regional, saudou os participantes e desejou: “Que tudo aconteça para o bem de todos nós e especialmente de todo o Povo de Deus”.

Como principal pauta do encontro estava a proposta de previsão orçamentária para cada comissão no próximo ano, considerando as atividades e eventos previstos em 2024.

O presidente do Regional, dom Leomar Brustolin, lembrou que o encontro foi um apelo da Assembleia Regional, ocorrida em junho, por parte dos responsáveis pelas comissões. Sobre as questões financeiras, dom Leomar reconheceu o esforço de cada grupo em seguir sua ação pastoral, mas acredita que ainda que os recursos ainda podem ser melhor distribuídos.

“Temos trabalhado muito e devemos assumir o compromisso de manter aquilo que fazemos e ampliar ainda mais. Se nos organizarmos podemos garantir que todas as comissões tenham uma assistência financeira”, ressaltou.

Durante a reunião, os representantes de cada comissão tiveram a oportunidade de partilhar como arrecadam e gerem os seus recursos, além das principais demandas daquela comissão. Na sequência, foi oferecido um modelo padrão para as solicitações de recursos à CNBB Regional por parte de cada comissão que, para 2024, deverá ser entregue até início de dezembro.

Por fim, dom Leomar concluiu agradecendo a disposição dos participantes e recordou que um dos objetivos da reunião foi também a integração entre as comissões. O presidente ainda explicou que serão realizados outros encontros como este para garantir uma maior sintonia e sinodalidade nas ações regionais.

CNBB Sul 3