WEBMAIL

Terceiro dia da Visita Ad Limina segue com programação intensa

Na quarta-feira (04), a Basílica de Santa Maria Maior acolheu a missa de abertura do terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano, com a presidência de dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria.

O artigo Basílicas Papais em Roma, do frei Darlei Zanon, explica que a Santa Maria Maior foi construída entre os anos de 442 e 440 e é conhecida sobretudo por ser o local para onde o Papa Francisco se dirige para rezar antes e depois de suas viagens. Localizada no centro de Roma, é a primeira no Ocidente dedicada à Maria e foi construída pelo Papa Libério no local indicado por Nossa Senhora durante um sonho. Um dos destaques da Basílica é seu teto, que é todo feito de ouro.

Dom Edson Batista de Mello, bispo de Cachoeira do Sul, explica que ali, aos pés de Maria, “confiamos aos cuidados da Mãe do nosso Redentor e Medianeira de todas graças o Regional Sul 3 da CNBB, ao mesmo tempo rezando pela paz no mundo a ela que é a Rainha da Paz”.

Congregação para Doutrina da Fé e Secretaria de Estado

A programação do dia seguiu para o encontro na Congregação para a Doutrina da Fé, com o prefeito, cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer. No local o grupo conversou especialmente sobre a realidade do padres e dos seminaristas no Rio Grande do Sul e sobre as escolas católicas do Estado.

A próxima atividade, ainda na parte da manhã, foi na Secretaria de Estado do Vaticano. Acolhidos pelo Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, os bispos conversam especialmente sobre o Acordo Brasil Santa Sé, firmado em 2008, que regulamenta as relações do Estado brasileiro com a Igreja Católica no Brasil. Segundo dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo e vice-presidente da CNBB Sul 3, “Existem alguns artigos que faltam implementar e regulamentar pelo governo federal. Foram dadas sugestões de como tratar do assunto”.

Comunicação

Durante a tarde, foi no Dicastério para a Comunicação que os bispos se encontraram com o prefeito, o jornalista Paolo Ruffini, que apontou a importância de a tecnologia estar a serviço da boa comunicação. Durante o encontro, dom Carlos Romulo, bispo referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, gravou a mensagem enviada pela brasileira Cristiane Murray, Vice-Diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Confira:

 

Para dom Rodolfo Weber, a visita nos Dicastérios, Congregações e Comissões do Vaticano, “está revelando que existe uma harmonia entre todos eles. Como todos dizem, cada um presta um serviço para a Igreja. Esta é a orientação insistente do Papa Francisco”, destaca o arcebispo de Passo Fundo.

O terceiro dia da Visita Ad Limina terminou com o encontro dos bispos com a direção do Colégio Pio Brasileiro, às 20h no horário local.

CNBB Sul 3