Notícias › 31/08/2022

Bispos Eméritos do RS participam da 59ª Assembleia Geral da CNBB

No total, são 157 bispos eméritos em todo o Brasil e 15 deles estão no Regional Sul 3 da CNBB. Na Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), participam 13 bispos eméritos e 3 deles são gaúchos: dom Antonio Carlos Altieri, de Passo Fundo; dom Paulo Antônio De Conto, de Montenegro; e dom Zeno Hastenteufel, de Novo Hamburgo.

Dom Zeno, bispo emérito de Novo Hamburgo desde a posse de dom João Francisco Salm participa pela primeira vez de uma Assembleia Geral como bispo emérito. Ele explica que já havia comprado a passagem para a assembleia, prevista para acontecer em 2020 e neste meio tempo se tornou emérito. Participando pela 21ª vez da Assembleia Geral da CNBB, ele explica que se inscreveu para participar apesar de não haver necessidades legais de estar no encontro.

“Continuo sendo bispo e interessado nas coisas da Igreja e no que ela está fazendo. Por isso faço questão de participar, é bom estar por dentro, acompanhar de perto, apesar de não ter direito ao voto. Mas saber o que e porque está sendo votado é sempre importante. Enquanto a saúde me permitir estarei aqui, participando da Assembleia Geral da CNBB”, destaca dom Zeno Hastenteufel.

A experiência da emeritude

Dom Paulo De Conto, de Montenegro, costuma sempre participar da assembleia desde que emeritou, em outubro de 2017. Para ele, a presença no encontro é fundamental para conviver e estar em fraternidade com os outros bispos, de todo o Brasil:

“Estou aqui para viver toda esta força do episcopado brasileiro e para me encontrar também com os eméritos. É um momento de fé, oração, esperança e de fraternidade e onde eu também, como emérito, posso recarregar as forças para melhor encontrar o caminho como emérito, de estar sempre à disposição da Igreja.

A 59ª Assembleia Geral da CNBB se estende até a próxima sexta-feira, 02 de setembro e na pauta desta quarta-feira aprovou a Mensagem ao Povo Brasileiro e a nova tradução do Missal. Para saber mais sobre a AGCNBB, acesse o portal.

Confira o vídeo completo com o depoimento de Dom Paulo:

 

CNBB Sul 3