WEBMAIL

Dom João Francisco Salm toma posse como novo bispo de Novo Hamburgo

Neste ano, a tarde do quarto domingo da Quaresma, chamado Domingo da Alegria, foi marcada pela cerimônia de posse do 5º Bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Novo Hamburgo. Dom João Francisco Salm foi empossado na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga na presença de toda a Comunidade Católica local, além de membros de sua antiga diocese, Tubarão, em Santa Catarina.

O rito de posse foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler. O momento é marcado, entre outras coisas, pela apresentação das Letras Apostólicas através da leitura da Bula Papal de nomeação do novo bispo, pela entrega do Báculo, conhecido como cajado do bispo, e pela saudação de todo o clero presente e de representantes de diáconos, congregações religiosas, seminaristas, autoridades civis e fiéis. Depois de empossado, Dom João assumiu a presidência da Celebração Eucarística.

Durante a celebração, que contou com a presença de mais de 30 arce/bispos, Dom João se dirigiu a todo o povo com alegria e gratidão e, aos padres e diáconos, direcionou suas palavras:

“Nós estaremos sempre muito juntos, muito próximos. Vocês sabem que o bispo sem o padre não faz nada, ou faz muito pouco. Nós somos um só sacerdócio em Cristo e vamos nos ajudar, nos apoiar, nos compreender, mas sobretudo cada um fazendo a sua parte para o bem do Povo de Deus que tanto espera de nós”.

Representando o clero da Diocese de Novo Hamburgo, o Pe. Marco Antônio Leal, cura da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, lembrou que desde junho do ano passado a diocese rezava pelo novo bispo que aguardava. “Sem ainda o conhecer ou sequer saber que seria o senhor, já rezávamos e lhe esperávamos ansiosamente”, destacou padre Marco.

“Esperamos que se sinta muito acolhido em nosso meio. Somos um clero diversificado, tanto no que diz respeito as idades, estilos e espiritualidades, mas agora somos o seu presbitério, como filhos diferentes com as suas particularidades, mas unidos por uma essencial realidade: participamos todos do único sacerdócio de Cristo como seus diretos colaboradores na ordem episcopal. Hoje, neste Domingo da Alegria, o recebemos como nosso pastor, nosso pai, nosso amigo”, expressou Pe. Marco.

Durante a celebração, Dom João Francisco também acolheu as palavras do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, da Ir. Salete Machado da Roza, representante da Pastoral Vocacional e dos Religiosos e Religiosas da Diocese de Novo Hamburgo e de Valdemar da Silva, representante leigo da diocese e integrante da coordenação da Pastoral do Dízimo.

“O acolhemos com filial ternura e estamos dispostos a ajudá-lo para que seu ministério seja fecundo. Lhe garantimos nossa oração e solicitude para que as ações evangelizadoras possam tornar-se realidade em nossa diocese. Rogamos ao Espírito Santo a inspiração dos profetas, que lhe ilumine em seu governo pastoral e que Nossa Senhora lhe seja companheira. Em nome de todas as pastorais e movimentos, seja bem vindo a Diocese de Novo Hamburgo”, expressou Valdemar.

A Posse Canônica marca o início oficial das atividades episcopais de Dom João na Diocese de Novo Hamburgo. O novo bispo foi nomeado pela sua Santidade, o Papa Francisco, em 19 de janeiro de 2022, após a renúncia do atual bispo emérito, Dom Zeno Hastenteufel, por atingir a idade de 75 anos, conforme pede o Código de Direito Canônico. Dom  Zeno foi pastor da Diocese de Novo Hamburgo durante 14 anos.

Confira o álbum com mais fotos da celebração de posse.

CNBB Sul 3
Colaboração: PASCOM da Diocese de Novo Hamburgo
Fotos: Jéssica Glück e Cezar Moizes