Notícias › 25/03/2021

Conselho Missionário Regional promove primeira reunião online de 2021

O Conselho Missionário Regional do Sul 3 realizou na manhã desta quinta-feira, 25 de março, sua primeira reunião anual. O encontro online reuniu 38 pessoas, coordenadores dos Conselhos Missionários de 17 arqui/dioceses do Estado, além dos Organismos e das Pontifícias Obras Missionárias.

O encontro iniciou com uma partilha sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, com Edoarda Scherer e Pe. Luis Carlos de Almeida, do Conic. Após uma breve exposição do histórico e do objetivo da CFE este ano, os participantes comentaram sobre a importância da iniciativa e do quanto está também relacionada com a missão de cada cristã(o).

O principal ponto da pauta desta manhã foi a partilha de cada arqui/diocese, organismo e obra a partir da pergunta: “Qual é a missão da Igreja no Rio Grande do Sul neste tempo de pandemia?”. A partir desta motivação, os participantes relataram os desafios enfrentados neste momento, destacando: a articulação online dos conselhos diocesanos; a busca de ser presença em meio do povo mesmo em isolamento; o incentivo para o cuidado com a vida através de campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos; a promoção de lives para formação dos agentes; e a rearticulação dos grupos para o pós pandemia.

Durante a reunião, também estiveram presentes o padre Luiz Weber e a leiga Maria Isabel Tromm, missionários em Moçambique pelo projeto Igrejas Solidárias, entre o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula. Os dois missionários relataram a situação de fome que passa o país pela faltas das chuvas, a impossibilidade de celebrar nas paróquias pelo Covid-19 e a rearticulação dos projetos sociais de reforço escolar e biblioteca. Para conhecer mais o projeto, acesse o Facebook e assista o documentário dos 25 anos de Missão em Moçambique.

O COMIRE iniciou também as mobilizações para a Coleta de Pentecostes, em 23 de maio. A coleta é responsável pela sustentabilidade de toda a animação missionária no Rio Grande do Sul e pela manutenção da missão ad gentes em Moçambique.

Também estiveram presentes no encontro Sandra Zambon, Secretária Executiva da CNBB Sul 3, Dom Jaime Pedro Kohl e Dom Adilson Pedro Busin, cs, Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3.

Na programação de 2021 do COMIRE, ainda estão reuniões em 17 de junho e 18 de novembro, formação estadual de 20 a 22 de agosto e o Sulão das Santas Missões Populares, de 22 a 24 de outubro. Para saber mais sobre  peso Comire, clique aqui ou visite a página no Facebook.